Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quarta-feira, 31 de janeiro de 2024.
Após assinatura de contratos, equipes da operação tapa-buraco, começam a trabalhar na Capital, nesta quinta-feira (Divulgação)
Finalmente, após a assinatura de contrato, fato esse que aconteceu nessa quarta-feira (20), à tarde, com as empresas vencedoras da licitação, o prefeito Marquinhos Trad anunciou o cronograma de serviço do primeiro dia de retomada plena da manutenção da malha viária asfaltada.
De acordo com o anúncio feito pelo Prefeito, nesta quinta-feira (21), – caso não chova – a primeira região a receber as equipes de trabalho, será a do Anhanduizinho, com frentes de serviço na Avenida Ernesto Geisel e nas ruas Santa Quitéria e Raquel de Queiroz, no Aero Rancho.
A firma responsável pelas obras na operação tapa-buraco será a MR & JR Locação de Maquinas e Equipamentos que venceu a disputa, orçando o serviço de um ano por R$ 6.575.564,27, redução de R$ 1.705.404,99 sobre o valor inicial fixado em R$ 8.280.969., 26.
A previsão é de chegar a 40 equipes, sendo 35 das quatro empresas contratadas (sete por região urbana) e cinco da própria Prefeitura.
Nesta quarta-feira, ao assinar os contratos com as empresas vencedoras da licitação, o prefeito Marquinhos Trad anunciou o cronograma de serviço do primeiro dia de retomada plena da manutenção da malha viária asfaltada.
Burocracia atrapalhou processo
A licitação do tapa-buraco foi iniciada dia 29 de maio, se estendeu por 237 dias, em função de 12 pedidos de recursos e impugnações, sendo cinco questionamentos ao edital; cinco recursos na fase de habilitação e ainda um recurso na fase de proposta. O Tribunal de Contas do Estado suspendeu o processo por 49 dias. Houve também um recurso judicial que paralisou o processo por 25 dias, quando então saiu à decisão pelo arquivamento da ação.
“Buscamos seguir a legislação e todos os órgãos de controle tiveram oportunidade de ter acesso e conhecer todo o processo licitatório. Com isto, o certame que começou dia 29 de abril e poderia estar concluído em 45 dias, demorou quase nove meses”, destacou o prefeito, que fez questão de apresentar à imprensa os diretores das quatro empresas que venceram a licitação.
Competição acirrada
A licitação do tapa-buraco atraiu 22 empresas, com 84 propostas para os sete lotes em que o certame foi dividido, sendo um por região urbana da cidade. Algumas empresas disputaram mais de um lote. A disputa barateou 22,38% o valor dos contratos, válidos por um ano, gerando uma economia de R$ 9.812.1124,61, diferença entre o custo inicial, orçado em R$ 43.826.435,98, e o valor total das propostas vencedoras, R$ 34.014.311,37, por contratos de um ano.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, os novos contratos trazem clausulas que garantem maior transparência e controle que vão ajudar na fiscalização da qualidade do serviço.
Um dos dispositivos prevê, por exemplo, segundo o prefeito Marquinhos Trad , que antes de ser feito o remendo no pavimento, a empresa faça um inventário completo do trecho onde intervirá: os buracos serão fotografados, sendo cada um deles medido para que se tenha a quantidade exata de massa asfáltica a ser utilizada. As fotos serão encaminhadas praticamente online para a fiscalização da Sisep.
O mesmo registro fotográfico será feito quando o tapa-buraco estiver pronto. Com base neste levantamento, os engenheiros da secretaria indicarão, por exemplo, os trechos do tapa-buraco onde será preciso fazer o microrrevestimento asfáltico, que garante maior durabilidade ao remendo, porque impermeabiliza o pavimento, fecha fendas por onde água a infiltra e daí surge novos buracos.
Resultado da licitação
Lote – 1 – Região Urbana do Anhanduizinho- (nove concorrentes)
Proposta vencedora – MR & JR Locação de Maquinas e Equipamentos – R$ 6.575.530,38
Desconto de 20,59% sobre o orçamento inicial de R$ 8.280.969,26
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